Acelera a cicatrização da pele, Protege o fígado,Combate infecções e inflamações na pele

CHÁ  DE CALÊNDULA

A calêndula é uma planta medicinal, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, que é muito utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações.

No entanto, segundo alguns estudos, esta planta também parece apresentar outros incríveis benefícios, como ajudar a proteger o fígado, regular os níveis de açúcar no sangue e, até, fortalecer o sistema imune.

 

6 incríveis benefícios da calêndula para a saúde
A seguir indicamos os principais beneficios da calêndula para a saúde:

1. Acelera a cicatrização da pele
Sua capacidade para estimular a cicatrização é o principal benefício pelo qual a calêndula é conhecida, existindo vários estudos que comprovam seu efeito positivo na cicatrização de vários tipos de feridas, desde cortes até queimaduras.

Este efeito parece estar relacionado com suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antimicrobianas, que além de diminuirem a dor e o inchaço no local, também evitam o desenvolvimento de microrganismos. Além disso, outros estudos também têm demonstrado que a calêndula aumenta a circulação de sangue no local da ferida e estimula a formação de colágeno, que são dois pilares essenciais para uma boa cicatrização.

2. Protege o fígado
Segundo alguns estudos feitos em animais, o uso do extrato alcoólico de calêndula é capaz de proteger as células do fígado contra lesões causadas por pelo uso de alguns medicamentos, especialmente o acetominofeno.

3. Combate infecções e inflamações na pele
Além de estimular a cicatrização, a calêndula também pode ser utilizada para complementar o tratamento de feridas infectadas, já que possui uma forte ação antimicrobiana, capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas. Dessa forma, o chá de calêndula frio pode ser uma boa opção para fazer a limpeza de feridas, por exemplo.

4. Regula os níveis de açúcar no sangue
As flores de calêndula contêm compostos que parecem aumentar a sensibilidade do organismo à insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham melhor controlados.

Além disso, o uso desta planta com antidiabéticos orais também pareceu aumentar a eficácia destes medicamentos, ajudando a controlar os níveis de açúcar em diabéticos.

5. Alivia inflamações das mucosas
Devido à sua forte ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, a calêndula também pode ser usada para diminuir inflamações na boca, como aftas ou gengivite, assim como outras mucosas corporais.

Em algumas culturas, o chá de calêndula é também utilizado para aliviar os sintomas de problemas gástricos, no entanto, existem poucos estudos sobre este efeito.

6. Fortalece o sistema imune
A calêndula possui forte ação antioxidantes devido à sua composição rica em alcalóides, carotenoides e flavonoides, que são capazes de eliminar radicais livres e fortalecer o sistema imune.

 

Chá de calêndula:

Ingredientes:

colocar 2 colheres de sopa das flores da calêndula em 1 xícara de chá de água