CHÁ CHAPÉU-DE-COURO
O chapéu-de-couro é uma planta medicinal, também conhecida por chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro, congonha-do-brejo, erva-do-brejo, aguapé, erva-do-pântano, chá-de-pobre, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.
O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro que podem crescer até os 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.
Para que serve e propriedades
As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante.
O chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.
Esta erva tem também uma ação diurética e depurativa do organismo sendo por isso muito importante para o tratamento das afeções renais e das vias urinárias, do fígado e do estômago.
Como usar
O Chapéu-de-Couro pode ser aplicado na pele ou usado em forma de chá. Para preparar o chá, deve-se fazer o seguinte:
1. Chá de Chapéu-de-Couro
Ingredientes
- 20 g de folhas de Chapéu-de-Couro;
- 1L de água fervente.