3 tipos chás caseiros para sinusite

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.

Porém, caso não se consiga fazer a limpeza do nariz ou se prefira outro tipo de tratamento, existem outras opções naturais, como a nebulização com eucalipto, o suco de urtiga ou o chá de camomila, que podem completar o tratamento indicado pelo médico.

Estes remédios podem ser utilizados durante cerca de 2 semanas, mas se não existir qualquer melhora dos sintomas após 7 dias, é recomendado consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista para avaliar o problema e identificar se existe necessidade de iniciar o uso de remédios mais específicos. ​

1. Remédio caseiro para sinusite aguda

Um bom remédio caseiro para a sinusite aguda, que surge de um momento para o outro, é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedades expectorante e anti-séptica, aliviando de forma rápida a congestão nasal.

No entanto, existem algumas pessoas que podem ser mais sensíveis ao óleo essencial liberado pelo eucalipto e, nesse casos, pode haver uma piora dos sintomas. Caso isso aconteça, deve-se evitar fazer esta inalação.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 litro de água fervente.