Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum, também conhecida por Mentha spicata e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta ou Mentha piperita.
A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar após as refeições, já que ajuda na digestão. A hortelã também tem ação anti-parasitária podendo ajudar a aliviar os sintomas e combater a infecção por parasitas, como amebíase e giardíase, por exemplo.
Para que serve a hortelã
O chá de hortelã é ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como:
- Má digestão, náusea ou vômito;
- Colesterol alto;
- Dor de cabeça;
- Cólica menstrual;
- Congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse;
- Dores abdominais, por ter ação anti-espasmódica;
- Insônia;
- Diarreia com sangue;
- Tricomoníase genital;
Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar vermes.
A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia. Esta é também uma erva aromática fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero.
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, é bom para o tratamento da febre, pois promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.
Ingredientes:
- 15 g de folhas de hortelã comum;
- 70 g de flores de tília;
- 10 g de rainha-dos-prados;
- 5 g de laranja amarga.