Cura qual quer tipo de inflamação, garganta , estômago, Hemorroidas, útero

A Tanchagem é uma planta medicinal da família das Plantagináceas, também conhecida como Tansagem ou Transagem, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.

O nome científico da erva Tanchagem é Plantago major e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres. Os principais ativos  mais importantes e que apresentam mais benefícios são os iridóides, as mucilagens e os flavonoides.

Para que serve

As partes aéreas da tanchagem podem ser usadas, por via oral, em caso de doenças respiratórias e infecções das vias respiratórias, já que o chá de tanchagem atua como fluidificante das secreções brônquicas, alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.

O chá também pode ser usado para aliviar infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e como diurético para reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, também pode ser usado na pele para curar feridas, já que ajuda na cicatrização e coagulação do sangue, e para tratar furúnculos.

Como usar

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

Como fazer o chá de tanchagem

Ingredientes

  • 3 a 4 g de chá de partes aéreas de tanchagem;
  • 240 mL de água.