A erva-doce, também conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae que tem cerca de de 50 cm de altura, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, de sabor adocicado e aroma intenso.
Esta planta possui nome científico de Pimpinella anisum e é usada popularmente para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.
Para que serve
A erva-doce é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar condições como:
- Dor de barriga;
- Dor de cabeça;
- Má digestão;
- Inchaço abdominal;
- Espasmos musculares;
- Cólicas menstruais;
- Inflamações na boca e garganta;
- Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza.
Esta planta tem capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases, por isso pode ser usada para aliviar o desconforto causado pelo aumento destes gases no intestino. A erva-doce também é indicada em alguns casos para reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir as ondas de calor, que são comuns durante a menopausa.
Como usar a erva-doce
A erva-doce é vendida em diferentes formas, como o extrato da fruta seca e óleo essencial e pode ser usada como:
1. Chá de erva-doce
O chá de erva-doce serve para melhorar os sintomas de gripe e resfriado, como tosse, coriza e catarro. Este chá também é bastante conhecido por estimular a produção de leite materno.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de erva-doce seca;
- 1 xícara de água.