Calmante Natural, Combate Ansiedade, Ajuda a Parar de Fumar

Chá de Cavalinha
Por que esse nome: chá de cavalinha? Simplesmente, porque o caule da planta se parece com a cauda de um cavalo. Outros nomes populares são Cola-de-Cavalo, Cavalinha-dos-Campos e Cauda-de-Cavalo. Com uma aparência semelhante à do bambu, a cavalinha é muito encontrada na Europa, Oriente Médio e algumas regiões da América.

É comum as pessoas começarem a tomar chá por causa dos efeitos benéficos para a saúde. E a primeira pergunta que vem é sobre as propriedades da planta. A cavalinha é uma erva medicinal muito procurada por causa de sua ação diurética, ou seja, basicamente por nos ajudar a fazer muito xixi (rs) e, por isso, é grande aliada no combate à retenção de líquidos.  Além disso, ela também é fonte de silício – um mineral importante na formação dos tecidos-, e possui ainda vários benefícios que vão além desses mencionados:

A cavalinha é frequentemente recomendada para quem quer se desintoxicar gradualmente do cigarro, uma vez que, mesmo em quantidades muito baixas, esta planta contém nicotina. É sempre aconselhável todavia fazer uma consulta médica antes de usá-la para este fim.

Como fazer o chá de cavalinha

O chá de cavalinha é a principal forma de consumo desta planta, feito com o talo seco, podendo ser utilizado como diurético para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, ajudar a emagrecer ou combater a pressão alta.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa do talo seco da cavalinha;
  • 1 xícara de água fervente.