Combate Varizes, Vasinhos, Cansaço e Dores nas Pernas

A tanchagem é uma planta rica em flavonoides, alcaloides, terpenoides, iridoides, mucilagem e outros compostos, o que garante as funções antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória dessa planta. Por isso, a tanchagem é muito utilizada na preparação de remédios caseiros para tratar a gripe, o resfriado comum e inflamações da garganta, útero e intestino.

Além das propriedades antimicrobiana e anti-inflamatórias, a tanchagem também possui ação anticancerígena, desintoxicante, expectorante, depurativa, diurética, antiespasmódica, descongestionante, cicatrizante e laxante, no caso das sementes.

O nome científico da tanchagem é Plantago major e pertence a família das Plantagináceas. As partes da tanchagem que são utilizadas são suas folhas e sementes, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias e em algumas feiras livres.

Dessa forma, devido às suas propriedades, a tanchagem pode servir para:

1. Facilitar a cicatrização de feridas

Essa propriedade é devido ao fato da tanchagem ser rica em polifenóis, polissacarídeos e antioxidantes, que são responsáveis por proteger as células contra a destruição causada por mediadores inflamatórios, o que facilita a reparação dos tecidos.

2. Prevenir o surgimento de úlceras gástricas

Alguns estudos científicos indicam que as folhas e as sementes da tanchagem ajudam a prevenir a formação de úlceras gástricas, já que possuem a capacidade de diminuir a acidez do suco gástrico, aliviando o ardor e a dor no estômago.

Além disso, também é capaz de inibir a atividade da bactéria Helicobacter pylori, que quando não é identificada e tratada corretamente, pode levar à formação de úlceras no estômago.

3.  Controlar o açúcar no sangue

A tanchagem possui atividade antidiabética, isso porque melhora o mecanismo com que as células pancreáticas regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também possui flavonoides, esterois e taninos, que são compostos que exercem efeito hipoglicêmico.

4. Combater a diarreia

Alguns estudos confirma que a tanchagem ajudam a melhorar os sintomas de diarreia por conter taninos, flavonoides e alcaloide, que reduzem a secreção e a acumulação de líquidos no intestino, exercendo efeito antidiarreico.

Como usar

As folhas de tanchagem pode ser usadas para temperar refeições, preparar o chá ou fazer um cataplasma para colocar na pele, ao mesmo tempo em que as suas sementes podem ser ingeridas.

Chá de tanchagem

Ingredientes

  • 3 a 4 g de chá de folhas de tanchagem;
  • 240 mL de água.