Melhora a Visão, a Memória, Limpa o Fígado e Aumenta a Imunidade

Chá de alecrim com hortelã

O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo.

Essa planta, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é rica em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Mas o alecrim também é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético, o que faz com que possa ser usado no tratamento de vários problemas de saúde.

Protege a saúde do fígado

O alecrim pode atuar melhorando o funcionamento do fígado e diminuindo a dor de cabeça que surge depois de ingerido bebidas alcoólicas ou ter comido em excesso, principalmente comidas com grande teor de gordura.

No entanto, o chá de alecrim não deve ser consumido em caso de doenças do fígado sem que seja indicado pelo médico, isso porque apesar de ter efeito protetor do fígado ainda não se sabe qual a eficácia desse chá contra essas doenças.

É um ótimo antibiótico natural

Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escherichia coliSalmonella typhiSalmonella enterica e Shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infecção urinária, vômito e diarreia.

Apesar disso, é importante não excluir o uso de medicamentos indicados pelo médico, mesmo sendo uma ótima forma de se recuperar mais rápido.

Ajuda no controle da diabetes

O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional.

HORTELÃ

Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum, também conhecida por Mentha spicata e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta ou Mentha piperita.

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar após as refeições, já que ajuda na digestão.

Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar vermes.

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia. Esta é também uma erva aromática fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo.

 

Ingredientes

  • 5 g de folhas frescas de alecrim E 5 folhas de hortelã ;
  • 250 ml de água em ponto de fervura.