Melhora a Visão em até 98%, Desinflama o Fígado, o Estômago.

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a bertalha é uma aliada do processo de emagrecimento, combate a anemia e a osteoporose. Além de ser popularmente conhecida por suas propriedades afrodisíacas.

Conhecida também pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano, ela possui caules e folhas carnosas e suculentas. É muito consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A bertalha possui nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas A, B2, B5, B6, e vitamina C. Além de ser fonte de importantes minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, o que a torna um alimento muito nutritivo.

Ajuda a emagrecer e a melhorar a digestão

Por ser nutritiva e pouco calórica, é uma boa alternativa para quem está de regime, visto que ela alimenta bem e, ao mesmo tempo, não possui muitas calorias (cada porção de 100 g tem 23 calorias). O excesso de calorias leva ao aumento de peso.

Além disso, em sua versão crua, a hortaliça é rica em fibras, que promovem uma sensação de saciedade, tornando mais fácil controlar o apetite. As fibras presentes na bertalha tornam a digestão mais eficiente, o que também faz com que os nutrientes sejam melhor absorvidos.

A bertalha é uma aliada da dieta, mas para emagrecer é fundamental que toda a alimentação seja saudável e equilibrada, além da prática regular exercícios. Aliás, é indicado que você tenha o acompanhamento de um nutricionista e de um personal trainer, pois eles poderão indicar treinos e regimes adequados para você.

Combate a anemia e boa para a saúde dos ossos

A falta de ferro é a principal causa da anemia. Como é fonte desse mineral, a bertalha ajuda a combater esse mal. Além do mais, é fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do ferro.

Além disso ela é rica em cálcio e magnésio, que contribuem para a saúde dos ossos, já que o primeiro é essencial para o desenvolvimento dos ossos, e o segundo ajuda o organismo a absorver o cálcio.

Tem indicações terapêuticas e afrodisíacas 

Ajuda a combater problemas no fígado. Além de auxiliar o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos. Obviamente, um médico deve autorizar e acompanhar o uso dessa hortaliça nesses casos.

Como se não bastassem todas essas propriedades, a medicina popular ainda considera a bertalha afrodisíaca, ou seja, acredita que ela estimula o apetite sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Como preparar

Você pode consumir essa hortaliça refogada, em saladas, ou ainda em sopas, farofas, omeletes, tortas e quiches. Agora nós vamos ver como preparar duas receitas com a bertalha:

Refogado de bertalha

Ingredientes:
  • 1 maço de bertalha;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola pequena picada;
  • Sal a gosto;
  • Óleo ou azeite de oliva a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Salsinha a gosto.