Acaba com dores nas pernas, caimbras, dores nas articulações, artrite, artrose, nervo ciático e dormência nas pernas

Produtos caseiros eficazes, para prevenir e cuidar da artrite, da artrose e da gota não são uma invenção dos tempos atuais. Ao mesmo tempo ecologicamente corretos e com preços acessíveis, nossos avós cuidavam da saúde, da beleza e da casa tendo em vista os mesmos objetivos. Isto é, conheciam soluções naturais e alternativas para todos os tipos de problemas do dia a dia.

No baú da sabedoria popular, encontramos diversos remédios caseiros para doenças articulares. E adaptamos as dicas para os nossos dias, complementando-as com soluções mais modernas e testadas por especialistas.

A artrite é uma doença inflamatória das articulações, enquanto a artrose é um desgaste das articulações, que ultrapassa os níveis normais; a gota, por sua vez, é um mal metabólico que prejudica as articulações.

Artrite
l. Deite um cataplasma frio (jamais quente!) de musgo ou lama terapêutica sobre a região afetada uma vez ao dia para aliviar as dores.

2. Passe óleo de erva-de-são-joão ou de arnica sobre as articulações doloridas.

3. Um banho à temperatura do corpo (37°C) com feno também é um bom recurso para aliviar as dores causadas pela artrite.

4. Beba três vezes por dia 1 xícara de chá de urtiga; esse chá alivia as dores e a inflamação. Ponha 1 colher (sopa) da erva seca em 1 xícara com água e deixe em infusão por 10 minutos.

5. Preparados com ingredientes naturais combatem processos inflamatórios: cápsulas com óleo de borragem e pomadas com arnica ou confrei contêm capsaicina, que age também como analgésico.

6. As raízes de garra-do-diabo contêm substâncias com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Como essa planta é rica em princípios amargos, costuma-se empregar extratos padronizados.

Artrose
Essa é a fase da doença que vai definir se a aplicação será quente ou fria. No caso da chamada artrose ativa, que é quando a articulação está inflamada, quente e inchada, trate-a com cataplasmas gelados ou com gelo e musgo, lama terapêutica ou argila.