OS CONSULTÓRIOS DOS MÉDICOS VÃO FICAR VAZIOS DEPOIS DISSO…TEM NO SEU QUINTAL

Arrow

O boldo é uma planta medicinal muito usada como remédio caseiro, especialmente para o fígado devido às suas propriedades digestivas e hepáticas. Além disso, também possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar no tratamento e prevenção de outros problemas, como gastrite, aterosclerose e câncer.

Arrow

As duas espécies de boldo mais utilizadas são o boldo do Chile, conhecido como boldo verdadeiro (Peumus boldus Molina), que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas, em sachês para chás ou em cápsulas; e o boldo brasileiro, boldo africano ou falso boldo (Plectranthus barbatus) que é amplamente cultivado e encontrado em jardins no Brasil.

Arrow

Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o boldo também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando é consumido em excesso ou por mais de 30 dias, além de ser contra-indicado para algumas pessoas. Por isso, o uso da planta deve ser feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência no uso de plantas medicinais. Conheça mais sobre o boldo no vídeo a seguir:

Arrow

1. Estimular o funcionamento do fígado A boldina, um antioxidante presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina e a barbatusina, presentes no boldo brasileiro, estimulam a produção da bile pelo fígado, ajudando no seu funcionamento. Além disso, os antioxidantes da planta atuam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

Arrow

2. Ajudar na perda de peso Os flavonoides glicosilados, um dos componentes do boldo do Chile, são os responsáveis pela ação diurética desta planta, ajudando a diminuir o excesso de líquido  corporal, sendo uma boa opção para os tratamentos de perda de peso.

Arrow

3. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula O boldo estimula a liberação de bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, pela vesícula biliar. Por isso, esta planta pode auxiliar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, o boldo ajuda a normalizar o funcionamento da vesícula biliar.

Arrow

4. Melhorar a digestão O boldo do Chile e o boldo brasileiro ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases, principalmente quando tomado na forma de chá antes ou logo após as refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada pela vesícula no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.

Arrow

5. Auxiliar no tratamento da gastrite Os alcaloides presentes nos dois tipos de boldo ajudam a equilibrar os ácidos do estômago, podendo ser muito útil para auxiliar no tratamento da gastrite. Além disso, as propriedades adstringentes do boldo reduzem a acidez do estômago, auxiliando também no tratamento da azia.

Arrow

6. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

Arrow

7. Melhorar o funcionamento do intestino A boldina, um alcaloide presente no boldo do Chile, age como relaxante regulando o funcionamento do intestino, o que  pode ser útil para tratar a prisão de ventre. Além disso, o boldo reduz a produção de gases intestinais e auxilia no tratamento de vermes e infecções intestinais.

Arrow

GOSTOU DAS DICAS?  VEJA TAMBÉM ESSA E MUITAS OUTRAS DICAS DE SÁUDE E RECEITAS  EM NOSSO BLOG

Arrow
Cross

ATENÇÃO!

Procure atendimento médico se notar alguns dos sintomas abaixo .

PARA MAIS CONTEÚDO arrasta para cima